O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou o resgate de 933 animais em situação de risco, entre os meses de janeiro e março deste ano, em diversos municípios do Estado. As ocorrências envolveram tanto animais silvestres quanto domésticos, frequentemente encontrados em locais perigosos, como telhados, árvores ou nas proximidades de vias movimentadas.
O caso mais recente ocorreu em Campo Verde (a 139,2 km de Cuiabá), na última sexta-feira (04.4), e envolveu o resgate de uma anta de grande porte. O animal estava transitando pelo centro da cidade quando arrombou a cerca de proteção de um posto de combustível.
No local, os bombeiros da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (11ª CIBM) realizaram a contenção do animal, que se encontrava bastante assustado e exausto. A anta foi colocada na carroceria da viatura para ser transportada a um local seguro fora do perímetro urbano e, posteriormente, ser devolvida ao seu habitat natural.
No entanto, após ser colocada na carroceria, devido ao seu porte e força, o animal se debateu e acabou quebrando o vidro traseiro central da viatura. A equipe então conseguiu amarrar as quatro patas da anta para garantir a segurança durante o transporte.