A Polícia Civil deflagrou, nesta quinta-feira (12), a Operação Carbono, uma ofensiva estratégica para desarticular uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas em Mato Grosso. A ação teve como alvos principais as cidades de Campo Novo do Parecis, Juara, Brasnorte e Várzea Grande.
A operação é parte do programa Tolerância Zero e da Operação Pharus, o novo planejamento estratégico da Polícia Civil para 2026, que foca no combate direto às facções em todo o estado.
Alvos e Apreensões
Ao todo, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e o sequestro de um veículo Fiat Strada Volcano, que era utilizado para o transporte de entorpecentes pela quadrilha.
As investigações apontam que o grupo possuía uma liderança local responsável por gerenciar a distribuição de drogas e articular as ações entre os municípios envolvidos.
Prisões em Flagrante
Durante o cumprimento das ordens judiciais, três pessoas foram presas:
- Em Juara: Dois jovens (23 e 25 anos) foram detidos com cocaína, maconha, pinos para embalagem, balanças de precisão e dinheiro trocado.
- Em Brasnorte: Um homem de 36 anos foi preso por posse irregular de arma de fogo. Com ele, os policiais apreenderam uma espingarda calibre .32, duas armas de pressão modificadas para calibre .22, munições e entorpecentes.
Força-Tarefa
A ação foi coordenada pela Delegacia de Juara e contou com o apoio fundamental das delegacias da Regional de Juína, de Várzea Grande e da Delegacia de Campo Novo do Parecis. Todo o material apreendido passará por perícia para dar continuidade às investigações e identificar outros membros da facção.
Fonte: Polícia Civil – MT

